A Kalunga é a maior empresa brasileira na distribuição de suprimentos para escritório, informática e material escolar. São mais de 11 mil itens das melhores marcas e diversas categorias como Escolar, Escritório, Organização, Informática, Escrita, Coffee Break, Móveis, entre outras disponíveis através dos canais Lojas Físicas, Site, APP e Televendas.
São 225 Lojas Físicas instaladas nos principais Shoppings Centers e pontos estratégicos de rua localizadas em, São Paulo / Capital(52), Grande São Paulo(21), São Paulo / Interior(39), Rio de Janeiro / Capital(21), Grande Rio de Janeiro(8), Rio de Janeiro / Interior(5), Minas Gerais(10), Espirito Santo(3), Paraná(8), Santa Catarina(7), Rio Grande do Sul(8), Brasília(5), Bahia(7), Pernambuco(5), Ceará(4), Goiás(4), Rio Grande do Norte(3), Sergipe(2), Alagoas(2), Paraíba(3), Rondônia(1), Maranhão(2), Mato Grosso(2), Pará(2), Piauí(1).
A Kalunga nasceu dentro do conceito OmniChannel desde seu lançamento. Esse canal tem como objetivo explorar todas as possibilidades de interação entre os demais, possibilitando a Consulta de produtos e Endereço das lojas, Histórico de compra, Acompanhamento de pedido, Emissão de 2º via de Nota Fiscal e outros serviços, além de oferecer uma excelente experiência de compra aos nossos clientes. Está disponível nas plataformas Mobile, Desktop e APP Kalunga.
O Televendas conta com uma equipe dedicada e treinada para o atendimento das empresas e podendo disponibilizar aos nossos clientes um sistema personalizado para controle e administração de compras.
Complementando nosso portfólio, são empresas integrantes do grupo, a Spiral do Brasil, indústria gráfica com moderna planta na produção de cadernos e toda a linha de papelaria para abastecimento exclusivo das nossas lojas. A KaSolution, especializada na consultoria e treinamento em tecnologia, e que desenvolve todos os sistemas utilizados na empresa, e a Copy & Print, o mais novo negócio iniciado em 2015, a gráfica rápida que oferece os mais diversos serviços e que em breve estará disponível na Web proporcionando inovadora experiência de serviços.
História da Kalunga
O nome Kalunga, que em dialeto banto africano significa “Tudo de Bom”, foi ouvido pela primeira vez em maio de 1972, que por iniciativa de Damião Garcia, começava a história da empresa através de uma pequena papelaria na Rua Vergueiro, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
A empresa logo se tornou um forte Atacadista no segmento, atendendo pequenas papelarias e fornecendo suprimentos de escritório para empresas de pequeno a grande porte.
No início da década de 80, passa por um movimento de crescimento e ganha repercussão nacional com a ousada iniciativa de patrocínio do Sport Clube Corinthians Paulista. A marca passa a estampar a camisa do time, em uma parceria que permaneceu por mais de 10 anos e virou um case de sucesso.
Ainda na mesma década, no ano de 1988, o grupo adquire a Gráfica dos Salesianos que passa a se chamar Spiral do Brasil, dando início a linha própria de produção de cadernos e suprimentos de escritório.
Os anos 90 foram um marco da evolução tecnológica no país, a Kalunga passa a atuar fortemente na categoria informática e começa seus primeiros passos no Varejo. A empresa realiza consideráveis investimentos em tecnologia, modernização, caminha para a evolução do autoserviço e passa a ter lojas com aplicação interligadas em tempo real. No final dos anos 90 é inaugurado o Web-site Kalunga e que a partir de 2001 passa a atuar como loja virtual (e-commerce) e se torna referência no segmento.
Em 2004 a rede contava com 27 lojas e com um arrojado plano de expansão. Para suportar um crescimento acelerado é inaugurado um moderno Centro de Distribuição, com alto investimento em equipamentos e softwares de gestão (WMS), tornando a operação totalmente paperless.
Em 2010 as equipes de Arquitetura e Marketing apresentam um estudo de mudança da comunicação, reposicionamento da marca e identidade visual das lojas com renovação total das fachadas, layout interno, mobiliário, visual merchadising e outras inovações que foram prontamente aprovadas e colocadas em execução. Essa mudança transformou as lojas em um modelo ideal para implantação nas grandes redes de Shoppings Centers.
Com o forte crescimento do e-commerce e televendas, é inaugurado um novo centro de distribuição, que passa a operar com uma moderna estrutura de esteiras de separação, sistema esse dos mais avançados existentes no mercado, trazendo ainda mais agilidade e acuracidade para essa operação.
Em 2012 comemoramos um novo marco para a Kalunga, atingimos o número de 100 Lojas Físicas.
O plano de expansão e os nossos esforços para sermos uma empresa em constante evolução se mantiveram nos anos seguintes, fazendo da Kalunga a empresa de sucesso e promissora dos dias atuais.
Nossa Visão
A busca incessante em proporcionar a melhor relação com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores, por nossa eficiência, inovação e responsabilidade social, ampliando nossa participação no mercado brasileiro e assim colaborando com o desenvolvimento do país.