Sem dúvida, entre os inúmeros tipos de papéis que existem, o sulfite é o mais popular. Para atender às diferentes necessidades dos seus consumidores, a Chamex oferece pacotes com grande quantidade de folhas, mas também mais compactos, como é o caso do Papel Sulfite Chamequinho.
A família de papel sulfite Chamex e Chamequinho é grande. Em primeiro lugar, podemos diferenciar as folhas pelo tamanho: A4 (210 mm x 297 mm), A3 (297 mm x 420 mm), Carta (216 mm x 279 mm) e Ofício (216 mm x 330 mm). Em segundo, tem a questão da gramatura; você sabe do que se trata?
É uma medida que indica a densidade do papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²): quanto maior, mais espessa e pesada a folha. No caso do papel sulfite Chamequinho e Chamex, as gramaturas variam de 75 g/m² a 180 g/m² e indica-se para as seguintes situações:
- Papel sulfite 75 g/m²: usa-se muito nas escolas em atividades artísticas, pois é ótimo para a garotada escrever, desenhar e colorir. Além disso, utiliza-se em impressões de documentos cotidianos e em cópias simples;
- Papel sulfite 90 g/m² e 120 g/m²: são ideais para trabalhos manuais e impressões de documentos que exijam uma apresentação mais encorpada, como postais, cartões de visita, cartazes e panfletos;
- Papel sulfite 180 g/m²: é mais robusto do que o de 120 g/m² e costuma ser escolhido para impressão de materiais promocionais, capas de relatórios, folders, catálogos, tags, convites, entre outros.
Ademais, as folhas diferem-se também pelas cores. Embora o papel sulfite Chamequinho e Chamex branco seja o mais tradicional, há ainda o amarelo, azul, rosa e verde. Desse modo, é possível dar um toque de originalidade aos projetos de impressão e escolares.
Que tipo de papel é o Chamequinho?
Até aqui, vimos algumas características gerais da família Chamex, contudo, você deve estar se perguntando: por que existe uma linha chamada Chamequinho? Existe diferença em relação ao papel Chamex? Apesar de terem muitas semelhanças, há uma diferença que explica tudo.
Se você observar os pacotes de sulfite Chamex, irá perceber que possuem 300 ou 500 folhas. Isso quer dizer que são ideais para quem lida com alto volume de impressões ou cópias regularmente, como é o caso dos escritórios. Dessa forma, reduz-se a necessidade de reposições frequentes.
Por outro lado, o papel sulfite Chamequinho está disponível apenas em pacotes com 50 ou 100 folhas. Sendo assim, é uma linha pensada em quem utiliza o produto ocasionalmente e não precisa ter uma grande quantidade em estoque. Também é uma boa opção para quem não dispõe de muito espaço para armazenamento.
Então, a principal diferença entre o sulfite Chamequinho e o Chamex é essa. Entre as demais características, temos:
- Ao contrário da linha Chamex que inclui o A3, Carta e Ofício, a folha de sulfite Chamequinho está disponível apenas no formato A4;
- Em relação a gramatura, tem folhas com 75 g/m², 120 g/m² e 180 g/m², possibilitando todos os tipos de trabalhos e impressões;
- Quanto à variedade de cores, tem o pacote de folhas brancas que é básico, assim como o colorido. Portanto, você pode adquirir um pacote só com folhas amarelas, azuis, rosa ou verde ou com 25 folhas de cada.
Uma vez que o pacote do papel Chamequinho é mais compacto, é o que é solicitado pelas escolas para que os alunos possam realizar atividades que auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras e psicomotoras, como desenhar, pintar, recortar, colar, dobrar e tudo o que vier a imaginação.
Como escolher o melhor sulfite?
Agora que você já sabe tudo sobre o papel sulfite Chamex e Chamequinho, não tem como errar na hora da compra. É só escolher o tamanho e a gramatura de acordo com a finalidade, optando por folhas mais leves para impressões simples e mais encorpadas para criações ou documentos especiais.
Quanto à quantidade por pacote, considere a frequência de uso ou quantas folhas irá precisar para realizar o seu projeto. De resto, não há mais nada com que se preocupar já que a qualidade desses papéis é inquestionável e aqui na Kalunga você adquire pelos melhores preços!