Te convido a se imaginar na seguinte situação: você está escrevendo um texto importante à caneta quando, de repente, comete um erro de ortografia; o que você faz? Rabisca a palavra, comprometendo o visual do documento ou refaz todo o conteúdo? Nem um, nem outro: a melhor solução, sem dúvida, é recorrer aos corretivos.
Em outras palavras, você não precisa ter qualquer receio ao escrever com caneta. Os corretivos escolares foram desenvolvidos justamente para te permitir fazer as anotações à vontade, uma vez que possibilitam que as correções sejam feitas de maneira rápida e eficiente.
Em geral, o corretivo é resultante da mistura dos seguintes componentes: óxido de titânio, polímero, dispersantes, água e etanol. Dessa maneira, tem-se uma tinta de tom esbranquiçado e de secagem rápida.
Basta uma pesquisa rápida para perceber que assim como há corretivos de diferentes marcas, há variação de formato. Portanto, antes de ir às compras, que tal saber um pouquinho sobre cada um deles? Desse modo, você poderá optar por aquele que melhor atenderá às suas necessidades. Vamos lá?
Canetas corretivas
Aqui no site Kalunga, você irá encontrar os três tipos de corretivos existentes: em primeiro lugar, temos a caneta corretiva. Nesse caso, armazena-se a tinta no estado líquido em um tubo com ponta fina. Você tem ideia de qual é a sua principal vantagem? Vamos explicar!
A ponta fina permite correções muito mais precisas como, por exemplo, o detalhe de um desenho ou uma letrinha no meio de uma frase. O seu uso é bem simples, no entanto, é preciso ter cuidado para não haver desperdício. Você deve posicionar a ponta no papel e pressionar levemente a área mais volumosa do corpo da caneta.
Se você apertar com muita força, pode sair mais tinta do que o necessário e borrar o seu trabalho. Em seguida, aguarde a secagem que leva apenas alguns segundos e, então, reescreva o texto. Não se esqueça de sempre tampar o produto depois do uso a fim de preservar as suas propriedades originais por muito mais tempo.
Corretivos em fita
Você sabia que nem todo corretivo é líquido? Há também os corretivos em fita que oferecem aplicação simples e limpa. Essa versão está disponível em uma embalagem transparente com design moderno e formato anatômico cuja ponta é feita para deslizar suavemente sobre o papel.
Então, você vai posicionar o corretivo em fita na palavra ou frase que deseja corrigir e movimentá-lo para o lado, pressionando-o suavemente contra a folha. Mais uma vez, a orientação é não colocar muita força, pois isso pode danificar a estrutura do material. Agora, vamos te contar a melhor parte!
A maior vantagem dos corretivos em fita em relação aos líquidos é que você não precisa aguardar a secagem, visto que ela é instantânea. Dessa forma, logo após passar uma camada, você já pode reescrever, ou seja, é perfeito para quem não tem tempo a perder. Além disso, usa-se em todos os tipos de papéis.
Corretivos Líquidos
Por fim, temos o mais antigo de todos: o corretivo líquido. Essa versão surgiu em 1951, em meio ao inconformismo da americana Bette Nesmith Graham. Na época, ela era secretária executiva de um banco em Dallas e ficava muito incomodada em ter que corrigir os seus textos datilografados com um lápis-borracha que deixava borrões no papel.
Um dia, enquanto observava os profissionais que atuavam na reforma do seu local de trabalho, se deu conta de que um pintor não apaga aquilo que não o agrada, entretanto, o cobre com outra tinta. Logo, ela pensou: por que não fazer o mesmo? Com a ajuda do filho que era químico, criou uma tinta à base de água que, aos poucos, foi aperfeiçoando.
Assim, nasceu o corretivo líquido que, hoje, adquirimos em pequenos frascos com tampa e pincel acoplado. Para utilizá-lo, é só abrir o potinho, rosqueando a tampa, retirar o excesso de tinta do pincel e aplicar sobre a área em que se deseja fazer a correção, seja ela uma palavra mal escrita, uma frase incorreta ou até mesmo um parágrafo inteiro.
Depois disso, é importante esperar a secagem da tinta a fim de evitar manchas. Vale ressaltar ainda que, como as versões mais modernas, usa-se em folhas de caderno, cartolina, papel cartão, entre outros tipos de papéis e cobre não apenas tinta de canetas esferográficas, mas também de fotocópias, impressões, canetas de ponta porosa e marca-textos.
Depois dessas dicas, com certeza, você já sabe qual dos corretivos que melhor irá adaptar a sua rotina de estudos ou de trabalho. Sendo assim, corre para conferir as ofertas aqui do site Kalunga e compre produtos de qualidade com muita economia!